Redes Sociais:

Realização:

Organização:

Apoio Institucional:


Apoio Divulgação:

Clique aqui e faça o download do regulamento

Edição 2024 - Edição Brasileira

Regulamento

1.Organização

1.1 A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF) é uma competição internacional de matemática interclasses em formato colaborativo para estudantes do ensino fundamental e médio.

1.2A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF) é a seção brasileira do evento internacional Mathématiques sans Frontières criado em 1989 pela Académie de Strasbourg, juntamente com a Inspection Pédagogique Régionale de Mathématiques e pelo IREM (Institut de Recherche sur l’Enseignement des Mathématiques) e é organizada pela Association Mathématiques sans Frontières, com sede em Strasbourg, Alsácia, França.

1.3 No Brasil a OIMSF é organizada pela Rede POC International Education com apoio oficial da Embaixada da França, do Consulado Geral da França em São Paulo, do CONSED – Conselho Nacional de Secretários de Educação, da Universidade Metodista de São Paulo e apoio para a divulgação do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.

2. Objetivos

Os principais objetivos da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras são:

2.1 Aproximar os países estrangeiros através do estudo da Matemática.

2.2. Promover:

  • o interesse pela Matemática;
  • o uso de outros idiomas na solução de problemas matemáticos;.

3. Participação

3.1Pode participar qualquer estudante de escolas públicas e privadas brasileiras, matriculados regularmente no Ensino Fundamental (I e II) e no Ensino Médio (regular, suplência ou técnico) a partir do 4o. Ano do Ensino Fundamental I até a 4a. Série do Ensino Médio Técnico.

3.2 Cada classe (ou turma) pode participar com uma única equipe ou dividida em equipes menores.

3.3. É vedada a participação individual. . A competição deverá ser realizada em equipe com, no mínimo, 5 estudantes.

3.4. Não há limites para a quantidade de classes interessadas em participar por escola.

4. Inscrição

4.1 A inscrição deverá ser feita unicamente por meio da escola, a qual designará um professor como responsável pela olimpíada (professor-coordenador da OIMSF).

4.2 Será permitido apenas um professor-coordenador por escola.

4.3 A inscrição deverá ser realizada pelo site www.matematicasemfronteiras.org.

4.4 As inscrições poderão ser feitas até 17 de maio de 2024.

4.5A inscrição É GRATUITA para escolas públicas (federais, estaduais ou municipais).

4.6Para contribuir com o custeio das despesas administrativas do projeto, solicita-se o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 859,00 para as escolas privadas. O valor da taxa é único por escola independente da quantidade de turmas ou estudantes participantes. Poderão ser concedidos descontos para escolas de pequeno porte, apenas ensino fundamental, fundações filantrópicas ou ONGs, mediante solicitação para o e-mail: contato@matematicasemfronteiras.org.

4.7ATENÇÃO - NOVO As escolas que se inscreverem até 12 de abril de 2024 receberão a Prova Découverte, juntamente com seu gabarito. É uma prova original criada pela Equipe de Conception des Sujets de Mathématiques sans Frontières para preparação das classes para a prova mundial oficial.

5. As Provas

5.1A olimpíada possui uma única fase e será realizada na própria escola em formato presencial em qualquer horário no período de 21 a 28 de maio de 2024, em um único dia a ser escolhido pela escola. Caso exista algum impedimento para a aplicação no período indicado, a prova poderá ser realizada em data diferente mediante autorização da Coordenação da OIMSF no Brasil.

5.2 Orientações detalhadas para aplicação da prova serão enviadas no dia 07 de maio de 2024.

5.3 As provas são dissertativas e deverão ser resolvidas em equipe sem o auxílio do professor.

5.4 As provas serão divididas em três níveis:

  • Básico – para os estudantes do 4o ao 6o. ano do Ensino Fundamental
  • Júnior – para os estudantes do 7o. ao 9o. anos do Ensino Fundamental
  • Sênior – para todas as séries do Ensino Médio

5.5 Números de questões:

  • Básico – 8 questões para todas as séries.
  • Júnior – 7o. e 8o. anos – 9 questões; 9o. Ano - 10 questões
  • Sênior – 1a. série EM - 11 questões; 2a. série – 12 questões; 3a. Série e 4a. Série Ensino Técnico – 13 questões.

5.6 Uma das questões terá seu enunciado em Língua Estrangeira (Espanhol, Francês e Inglês). A equipe deverá escolher um dos idiomas para redigir a solução.

5.7A prova deverá ter duração máxima de 120 minutos

5.8 Cada classe, turma ou equipe resolverá a prova em forma colaborativa tanto no formato presencial como remoto e deverá entregar uma única resolução para cada uma das questões.

5.9O professor-responsável pela OIMSF deverá organizar a estratégia de resolução da prova previamente em conjunto com os demais professores envolvidos e, principalmente, consultando os estudantes participantes..

5.10 Recomenda-se a leitura prévia do Guia do Professor que está disponível gratuitamente no site da olimpíada: http://www.matematicasemfronteiras.org/guiadoprofessor.pdf.

5.11Os estudantes poderão utilizar apenas os seguintes materiais durante a prova:

  • lápis ou lapiseira
  • borracha
  • caneta azul ou preta
  • apontador
  • régua e esquadro
  • tesoura
  • anotações e livros de matemática
  • atlas geográfico
  • dicionários
  • fita adesiva
  • calculadora não-programável

5.12 É vedado qualquer contato com pessoas que não sejam os estudantes da classe ou equipe, o uso de qualquer equipamento ou o acesso a qualquer site não autorizado nas orientações da prova.

6. Aplicação da prova

6.1As provas serão enviadas para o e-mail cadastrado na inscrição no dia 16 de maio de 2024.

6.2 As provas deverão ser aplicadas exclusivamente no formato presencial em apenas um dia no período de 21 a 28 de maio de 2024 em qualquer horário.

6.3Os gabaritos serão enviados no dia 28 de maio de 2024 (2º.feira) para a seleção das melhores provas a serem enviadas para a banca nacional de correção.

6.4A escola participante deverá selecionar apenas uma prova por série/ano a qual deverá ser enviada por SEDEX até 05 de junho de 2024 para a Coordenação da OIMSF no Brasil conforme orientações a serem enviadas oportunamente. As escolas públicas que não tiverem recursos para o pagamento do SEDEX poderão solicitar o custeio pela organização da OIMSF mediante solicitação por e-mail: contato@matematicasemfronteiras.org.

6.5Não serão aceitas as provas enviadas fora do prazo indicado.

6.6Tanto o gabarito como a prova oficial deverão ser mantidos em sigilo até 31 de julho de 2024. A violação desta regra implicará em desclassificação da escola.

7. Resultados e premiação

7.1 Os resultados serão divulgados no site da OIMSF no dia 05 de agosto de 2024.

7.2 As escolas com classes premiadas (medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa) receberão sem custos certificados de premiação em formato digital para os estudantes e professores via email.

7.3 As escolas com classes premiadas poderão solicitar medalhas para seus alunos, desde que contribuam com os custos de confecção e envio.

7.4Todas as escolas participantes receberão certificado de participação em formato digital via email.

8. Seleção para olimpíadas internacionais e premiações especiais

8.1 As escolas com classes premiadas na edição 2024 da OIMSF serão convidadas a integrar a delegação brasileira para olimpíadas internacionais em 2024 e 2025 e premiações especiais serão divulgadas oportunamente.

8.2 ATENÇÃO - NOVO As melhores resoluções serão publicadas em um livro digital (E-Book) especial a ser divulgado em data oportuna.